Notebook: como escolher um pra mim

Cachorro entre dois notebooksO preço dos notebooks reduziu bastante nos últimos anos, tornando-os mais acessíveis.  Ainda assim são itens caros, portanto vale muito pena pesquisar bem antes de comprar. Como é grande a variedade de marcas e modelos no mercado, para realizar uma busca eficiente é melhor começar respondendo a seguinte pergunta: como pretendo utilizar meu notebook?

Sua grande utilidade pra mim é o uso da Internet, tanto para leitura quanto para interagir com o mundo, através de e-mails, messengers e redes sociais. Mesmo com alternativas como o tablet e celular, nada é mais confortável do que um teclado físico para atividades que exigem muita digitação. Organizar planilhas financeiras, editar mapas mentais, atualizar anotações de projetos são outras tarefas que realizo com frequência e faço questão de fazê-las no conforto de um computador.

Apesar de utilizá-lo também como ferramenta de trabalho (desenvolvimento de software) também o uso para diversão. Costumo jogar um pouco através do Steam e em alguns sites de poker online, mas nada que exija muito recurso para rodar bem. Além disso assisto bastante filmes e seriados, geralmente vídeos de alta resolução.

Requisitos

Agora que vocês sabem com o que utilizo o computador, vejam os itens que considero como mais importantes para a sua escolha.

Duração da Bateria

Notebook sendo carregadoOs novos processadores estão progredindo em eficiência de consumo de energia. A média de autonomia que encontramos é de 3 a 4 horas, antigamente atingida por de baterias de 6 células. Hoje essa marca pode ser alcançada até mesmo com baterias de 3 células, com o wi-fi ativado e navegando na Internet.

Como grande parte de minhas atividades são na web e gosto de fazê-las sem a precisar estar em casa, considero a bateria como prioridade na minha escolha. Talvez seja um luxo, afinal não é difícil encontrar tomadas em aeroportos, cafés e escritórios, mas por conta de experiências passadas faço questão de rendimento próximo de 6 horas.

Tamanho e Peso

Tive a oportunidade de utilizar por bastante tempo um netbook de 11 polegadas com resolução de 1366 x 768, e um notebook de características totalmente opostas de 16.4 polegadas e resolução de 1600 x 900. Com essas duas experiências pude identificar como aceitável um meio termo de 13 a 14 polegadas, resolução de 1366 x 768 e peso de até 2kg.

Teclado

Teclado de NotebookComo citei anteriormente, o teclado é um item muito importante para o meu uso do notebook. O modelo mais confortável é o chamado “teclado chiclete” cujas teclas são bem espaçadas e baixas, não exigindo muito esforço para digitar. Mas o que considero mais importante são a presença de teclas exclusivas para as navegação, com as funções “Home”, “End”, “Page Up” e “Page Down”. Muitos modelos de notebook têm essa função acessada através de combinações de tecla, como “Fn + Setas“, por exemplo.  Isso prejudica bastante a utilização para edição de código (desenvolvimento de software).

Preço

Produtos de tecnologia estão em constante atualização. Se seu objetivo é se manter atualizado então é bom estar preparado para gastar muito dinheiro. No meu caso prezo pelo melhor custo benefício, optando por pagar um pouco mais por características que considero relevantes. Meu valor limite é de 2.200 reais.

Processador, memória e disco rígido

Para as necessidades listadas acima não é preciso uma super-máquina mas faço questão de uma performance razoável. Limitado novamente pelo custo-benefício, procurei notebooks com os seguintes requisitos mínimos:

  • Processador Intel Core i5
  • 4gb de memória RAM (upgrade pode ser feito facilmente)
  • 500gb de disco rígido

Opções de notebook avaliadas

Dell Ultrabook Inspiron 14z

Ultrabook Dell Inspiron 14z

A Dell sempre é uma boa opção, mas infelizmente esse modelo não se mostrou o mais completo. Os principais pontos que observei foram:

  • Processador de terceira geração (3XXX)
  • Média duração de bateria (5h) Notebookcheck.net
  • Disco rígido de 500gb + 32gb de SSD
  • Sem teclas de navegação dedicadas
  • Preço elevado (~2.200 reais)

Samsung Ultrabook Série 5 NP530U3B

Ultrabook Samsung Série 5 530U3BA Samsung é relativamente nova no mercado de notebooks mas os modelos que tem lançado possuem um design muito atrativo, além da excelente duração de bateria. Tenho muita vontade de testar um desses, mas ele ainda não me pareceu a melhor opção de compra.

  • Processador de segunda geração (24XX)
  • Boa duração de bateria (>6h)Notebookcheck.net
  • Sem teclas de navegação dedicadas
  • Preço bom (~1.800 reais)

Lenovo Notebook Thinkpad Edge E430

Lenovo Thinkpad Edge E430Tive boas experiências com um notebook da Lenovo: equipamento de baixo custo e ótimo acabamento. A linha Thinkpad é muito utilizada no ambiente corporativo e é famosa pela sua resistência e durabilidade. O modelo Edge chegou recentemente no Brasil com um design mais atrativo e preço extremamente competitivo.

  • Processador de segunda geração (24XX)
  • Excelente duração de bateria (quase 7h)Laptopmag.com
  • Teclas dedicadas de navegação não muito bem localizadas
  • Preço bom (~1.800)

Finalmente, o escolhido: Acer Ultrabook Aspire M5

Ultrabook Acer Aspire M5

Nunca comprei um notebook da Acer mas sempre tive boas recomendações. Os modelos da linha Timeline prometem milagres com relação a autonomia, apesar de possuírem a bateria não-removível. Os testes realizados pela The Verge e Notebookcheck mostraram que o tempo fora da tomada não é dos maiores, mas é acima da média de mercado.

Ainda assim, pelo conjunto esse me parece ser o a opção mais completa, e seria a minha escolha se fosse realizar uma compra hoje.

  • Processador de terceira geração (33XX)
  • Média duração de bateria (5.5h)
  • 500gb de disco rígido + 20gb de SSD
  • Teclas dedicadas de navegação e bem localizadas
  • Preço bom (~1.900, variando)

Você tem outras necessidades para o seu notebook? Qual modelo você compraria? Compartilhe!

Comentários
  1. 5 anos ago
    • 4 anos ago

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *