Cozinhar: O Esquema!

Cozinhando com wok e pegando fogoNão sou muito talentoso na cozinha mas tenho me divertido muito nas tentativas de desafiar o fogão. Além da prática, ingredientes bons e destreza, acabei por descobrir um tempero talvez mais importante, que torna a comida muito especial. Arrisco dizer que é o mesmo usado por todas as mães, que transformam a mais simples das refeições no melhor banquete de todos, mesmo que repetidos incessantemente todos os dias: significado.

Quando erro no tempero, corto o dedo com o ralador ou cozinho um pouco além do ponto, esses são alguns dos significados que me ajudadam a ficar satisfeito ao final de cada aventura culinária:

Oferecer para uma pessoa especial

Justamente por não cozinhar todos os dias, sempre que resolvo fazê-lo não é algo que realizo com naturalidade. Preciso parar, pensar, planejar e despender mais energia do que em uma atividade rotineira. Por isso, quando escolho fazê-lo é importante reforçar o porquê, e um deles é para satisfazer uma pessoa em especial.

Casal em Jantar Romântico de frente para o marNamorada cansada que precisa de um apoio; mãe em pós-operatório impossibilidade de ficar de pé; ou você mesmo após um dia cansativo de trabalho, são bons exemplos de pessoas especiais para quem dedicar as refeições. A importância de todos eles está nas mãos do cozinheiro e se acertar a mão vai fazer mais sucesso que Sazon.

 

Receitas com significados especiais

Minha avó, já falecida, tinha uma grande paixão por cozinhar. Exercitou essa habilidade desde muito jovem, aprendendo de cabeça uma infinidade de receitas da culinária japonesa. Muitas delas ainda estão anotadas em um pequeno caderno, escritas a mão, registrados com a dificuldade de quem se dedicou muito mais ao trabalho e família que aos estudos.

Criança cozinhando com a avóMesmo todas as instruções e ingredientes, somados às lembranças de quando arriscávamos ajudá-la na preparação, repetimos essas receitas que teimam em não ficam com o mesmo sabor. O macete de cada uma é um prêmio conquistado apenas pela repetição, tentativa e erro, cujo retorno só é alcançado de depois de esforço em igual proporção. Poucas alegrias superam o sabor de poder dizer “Putz, ficou igual ao que ela fazia!”

Tentar refazer receitas da minha avó, ou mesmo dos meus pais, é um grande motivador para cozinhar. O processo de preparo é recompensado por pequenas lembranças, de como segurar a faca corretamente, ou da direção correta de cortar a carne e os vegetais, acrescentando em cada refeição um leve toque de saudade.

Momento social

Tradicionalmente, o momento da refeição é especial para o ser humano: grande parte das datas comemorativas são celebradas com grandes ceias; reuniões de família geralmente tem fartura de comida; restaurantes e bares são os locais preferidos para confraternizações. Ao aprender a cozinhar pude descobrir que a socialização pode acontecer em dobro, tanto no momento de apreciação quanto durante a preparação dos pratos.

Cozinhar para várias pessoas é um trabalho mais difícil se feito sozinho. Nesse caso, cozinhar em grupo pode ser de grande auxílio se bem planejado. Divisão de tarefas e comunicação são ingredientes essenciais para manter trabalho em equipe. Se o objetivo é claro e comum, soma-se conversas e risadas a tudo isso e o processo se torna muito divertido!

Churrasco para a família, jantares temáticos e festas de confraternização são ótimos momentos para arriscar um pouco na cozinha.

Galera fazendo churrasco na rua

Esses são alguns dos significados que ajudam a tornar o ato de cozinhar mais prazeroso para mim. Poderia ainda falar de outros, como a escolha dos ingredientes, local e os utensílios utilizados durante a refeição, e por ai vai. Mas mais importante é exercitar a consciência, para que essa atividade simples não se torne algo mecânico, lembrando e agradecendo a cada dia por poder saciar uma as necessidades do nosso ser.

E você, cozinha? Quais os significados que cozinhar tem pra você?

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *